Aline Neri. Tecnologia do Blogger.
RSS
Post Icon

Multirão de castração vai castrar mais de 455 cães e gatos em Sorocaba (SP)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Sorocaba inicia nesta terça-feira (dia 8) mais uma etapa de cirurgias do Mutirão de Castração de Cães e Gatos da Zona Leste do município. Ao todo, 455 animais domésticos, sendo 127 felinos e 328 caninos, estão agendados para as cirurgias que vão ocorrer até esta sexta-feira (dia 11) no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros. Além de serem castrados gratuitamente, os animais receberão microchips de identificação.
Promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), a iniciativa tem o objetivo de prevenir zoonoses e reduzir a população de animais abandonados, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, nos oito primeiros meses de mutirão – de abril a novembro deste ano – a Prefeitura de Sorocaba castrou 4.707 animais domésticos. A previsão é atender 6.500 cães e gatos até o encerramento do contrato.
A equipe técnica é formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos, que atuam em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e próstata, além de doenças infectocontagiosas.
A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do animal. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
O Parque dos Espanhóis está localizado na Rua Campos Salles, s/nº, em Pinheiros. Mais informações sobre o Mutirão de Castração podem ser obtidas pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortencia
Fonte:Anda

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: