Aline Neri. Tecnologia do Blogger.
RSS
Post Icon

saiba como acostumar seu gato a ficar em casa

Principalmente gatos que já moraram em abrigos ou vindos da rua podem se tornar um problemão! Afinal de contas, como não deixar meu gato ir à rua, local que pode representar muitos riscos para a saúde e integridade física do seu animal de estimação.


Deixar seu gato ir a rua definitivamente não é uma boa ideia. Principalmente nas grandes cidades, um gato pode sofrer com diversos riscos de acidentes, atropelamentos. E ainda, em brigas com outros gatos e aumentam as chances deles adoecerem com doenças incuráveis como a FIV e a FeLV.

Confira três dicas para ajudar a adaptar (e convencer) o seu felino a não fugir de casa

Castração deve ser considerada

Trata-se primeiro item ser considerada nessas situações, caso ainda não tenha sido feito deve ser a castração. A castração vai fazer com que as fêmeas não entrem mais no cio e os machos a não mais manifestarem interesse nas fêmeas., além de diminuir o comportamento de demarcação de território com urina.
A época da fase reprodutiva é uma em que grande parte dos gatos  acabam fugindo de casa. Afinal, eles querem namorar e uma voltinha na vizinhança é a melhor forma de encontrar um parceiro.

Segurança contra possíveis escapadas

Certifique que o seu gato não possa fugir de casa. Gatos são, por natureza, curiosos e sempre vão querer dar uma escapulida. Os que se acostumaram com a rua em especial. Garantir que fisicamente que seu gato não possa escapar é  muito importante. Verifique portas e saídas de sua casa em busca de possíveis brechas, além de telas ou protetores  nas janelas.
Dependendo de onde você mora, cuidado com grades que dão acesso à rua e cercas de jardim. E lembre-se, gatos podem pular bem alto e chegar a muros e telhados que dão acesso às casas vizinhas ou mesmo à rua.

3. Adapte a sua casa para tornar um lar interessante para o gato

Vale bom senso e os seus recursos disponíveis, além de alguma criatividade. Existem diversas alternativas para tornar a sua casa um lugar tão interessante para o felino. Experimente aqueles que tenham a catnip. Alguns ajustes simples podem tornar sua casa praticamente um parque de diversões para que o seu gato, diminuindo o seu interesse para ir a rua, além de evitar que ele fique estressado ou deprimido. 

Uma boa dose de paciência é necessário para os gatos acostumarem com este novo hábito.

Nem sempre é tarefa fácil e pode demandar alguns meses de trabalho. Caso tenha dificuldades, vale a pena procurar por um adestrador ou especialista em comportamento de felinos para lhe ajudar. Mas nem sempre significa que seu gato de estimação nunca mais possa ir a rua. Com paciência e habilidade, quem sabe ele poderá até passear na rua sim... mas dessa vez na coleira! 

Fonte: http://www.bolsademulher.com/pet/como-acostumar-seu-gato-a-ficar-em-casa-e-nao-mais-na-rua

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: