O vômito ocasional nos gatos é algo
bastante comum que não tem que ser grave. No entanto, quando estes
vômitos ficam constantes e aumentam sua frequência, costumam ser sintoma
de uma patologia maior e devemos levá-lo ao veterinário
imediatamente. Às vezes, pode ser que simplesmente tenha comido muito
rápido, seu estômago não tenha tido tempo de digerir a comida e precisa
expulsá-la. Em qualquer caso, é importante observar a frequência e o
tipo de vômito.
-
Se seu gato vomita, mesmo que seja só uma vez, é importante prestar atenção nele para observar quando acontece e se isto se repete. Desta forma será mais fácil identificar a causa, já que este fato delimitará nossa atuação para combater o problema. Se por exemplo você percebe que ele vomita sempre depois de comer grama ou uma determinada comida, provavelmente este é o motivo dos vômitos e você deve eliminá-lo de sua dieta. Recomendamos visitar nossos artigos sobre quais são os alimentos tóxicos para gatos e quais são as plantas tóxicas.
-
Outra das causas mais comuns são as bolas de pelo. A língua do gato está composta por um tecido áspero e ao se lavar, os pelos grudam nela e são engolidos, acumulando-se no estômago. Nestes casos, o mais eficaz é dar plantas como valeriana que o ajudem a purgar.
Imagem: notigatos.com -
Quando o gato come muita quantidade ou de forma muito acelerada, seu corpo responde a este excesso expulsando-a. Nestes casos é importante realçar que não falamos de vômitos mas de uma regurgitação, já que o alimento não chega ao conteúdo estomacal e fica no esôfago. O que devemos fazer é controlar as quantidades de comida que damos a ele e vigiar que coma com calma, mastigando corretamente.
-
Quando se trata de vômitos frequentes, com ou sem diarreia, sem perda de apetite nem outros sintomas, a causa pode ser uma intolerância alimentar ou gastrite aguda ou crônica. Para comprovar isso deixe seu gato um dia inteiro sem comer e comprove se continua vomitando. Se os vômitos continuarem, leve o gato ao veterinário para que identifique a infecção gastrointestinal e inicie o tratamento mais adequado. Em caso de intolerância, deverá fazer um exame de sangue para determinar qual é o alimento que causa os vômitos e eliminá-lo da dieta.
Se depois de 24 horas ele não continua vomitando, provavelmente a causa seja a ingestão de algum produto intolerante para seu organismo, como papel de cozinha, plástico, lã ou qualquer outro tecido. Se for assim, seu corpo terá expulsado o mesmo com os vômitos e só devemos vigiar para que não o volte a comer.
-
Outra causa que pode provocar vômitos no nosso gato é o estresse. Os felinos são animais altamente susceptíveis às mudanças, sejam do seu meio ou da sua alimentação, e isto pode levar a um estado de estresse leve ou grave. Se tiver mudado de casa, tiver feito reformas recentemente, tiver trocado a comida ou trazido outro animal para casa, possivelmente seu gato esteja estressado e você deve combater isso para acabar com os vômitos.
Imagem: pixabay.com -
Se os vômitos aparecerem acompanhados de outros sintomas, como perda de apetite, febre, diarreia sanguinolenta, prisão de ventre, etc., provavelmente são parte da sintomatologia de alguma patologia ou doença mais grave e deverá levá-lo ao veterinário. Às vezes podem ser a resposta a uma diabetes felina ou parasitas internos que têm solução, e outras vezes pode revelar o aparecimento de leucemia ou câncer.
-
Prestar atenção às mudanças de atitude e comportamento do gato é fundamental para identificar uma doença ou patologia a tempo, assim como a causa que a provoca. No caso dos vômitos, encontrar o motivo deles é fundamental para combatê-los e eliminá-los.
-
Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário no caso de ele apresentar qualquer tipo de condição o mal-estar.
Se deseja ler mais artigos parecidos a o que fazer se meu gato vomita, recomendamos que entre na nossa categoria de Gatos ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
0 comentários:
Postar um comentário